Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

Capacitação para Comitês de Ética em Pesquisa

Caracterização dos CEPs

A URI, entre seus princípios de gestão, os quais constituem compromissos permanentes de gestão e expressam a forma de comportamento da instituição, destaca-se como um primeiro item a ética: “A postura ética deverá acompanhar as ações dos dirigentes da Universidade, bem como orientar as relações pedagógicas na instituição".

Em 2001, através da Resolução no. 347/CUN/2001, o Conselho Universitário aprovou a criação do Comitê de Bioética da URI - COBE, "com a finalidade de analisar, emitir processos e expedir certificados em matéria que afeta aos problemas éticos do ensino, da pesquisa e da extensão". O COBE foi registrado junto à CONEP em 2003.

Após dois anos de sua criação e constatando-se uma grande demanda de trabalho e a necessidade de deslocamento de seus membros das unidades para as reuniões ordinárias mensais, além das reuniões extraordinárias, envolvendo distâncias que chegam a quase 500 km, o COBE deixou de existir e criaram-se os Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs nos Câmpus de Erechim, Frederico Westphalen, Santiago e Santo Ângelo. Estes CEPs, aprovados através da Resolução N°. 799/CUN/2005, continuaram a orientar sua atuação em conformidade com o expresso no Regimento Interno vigente em cada Câmpus, que trata de sua natureza, suas atribuições, sua composição, sua organização interna e do trâmite de projetos neste Comitê.

O papel principal dos CEPs, no desenvolvimento das pesquisas, é defender os interesses dos sujeitos da pesquisa (seres humanos) em sua integridade e dignidade e para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos – Res. CNS 466/12.

Os prazos, a documentação e os modelos de documentos exigidos pelo CEP devem ser consultados junto aos membros do Comitê de cada Câmpus.