Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

"Ela estava usando até pano", diz mãe sem dinheiro para comprar absorventes para criança de 9 anos em Erechim

25/10/2021 11:31

Moradoras do bairro Progresso, elas foram atendidas pelo projeto "Seja abas nesta correnteza". A URI Reitoria abraçou a campanha durante o outubro rosa e receberá doações até sexta-feira (29).

Gabriela Lago, Assessora de Comunicação e Eventos da URI Reitoria

Campanha arrecada absorventes para doar às meninas e mulheres em vulnerabilidade social em Erechim (Rotaract Paiol Grande/Divulgação)

"É caro para a gente. Agora ela estava usando até pano". A declaração é da mãe de uma menina de apenas 9 anos. As duas são moradoras do bairro Progresso, em Erechim e não serão identificadas. Sem dinheiro para comprar absorventes, elas recorrem a meios precários para passar pelo período menstrual. A família foi atendida pelo projeto "Seja abas nesta correnteza", que doa absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social no município e que enfrentam a chamada "pobreza menstrual". A Reitoria da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) se uniu à campanha durante o Outubro Rosa e estará recebendo doações até esta sexta-feira (20). 

Os interessados em contribuir podem deixar as doações no prédio da Reitoria, localizado na avenida Sete de Setembro, 1558, no bairro Fátima. Uma caixa foi colocada na recepção. 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, 25% das meninas entre 12 e 19 anos deixaram de ir à aula alguma vez por não ter absorventes. Ou ainda recorrem a métodos precários como uso de papel higiênico, panos, sacolas plásticas e até miolo de pão, o que impacta negativamente a saúde física e emocional destas mulheres. Além de comprometer o futuro no longo prazo.

A campanha, que começou em 15 de junho deste ano, é promovida pelo Rotaract Paiol Grande, com o apoio da prefeitura do município, da Coordenadoria da Mulher e da Agência Neoyann. A primeira etapa encerra neste mês de outubro, mas as ações serão permanentes. 

Mulheres receberam absorventes em bairros carentes de Erechim (Rotaract Paiol Grande/Divulgação)

Doações em Erechim

Segundo o Rotaract Paiol Grande,  já foram arrecadados mais de 700 absorventes e entregues 300 nos bairros Progresso, Florestinha e Cristo Rei. Cada mulher recebeu seis pacotes.

As próximas entregas serão feitas para as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, onde as mulheres poderão fazer a retirada.