Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Toda história é formada por conexões. Embora os quilômetros que as separavam, comunidades gaúchas conectaram-se através dos mesmos desejos e necessidades, imprimindo um novo capítulo junto ao ensino superior do Rio Grande do Sul. A URI nasceu com a integração de instituições de ensino superior que constituíam o Distrito Geo-Educacional 38. De isoladas a integradas, passaram a construir uma história que considera as lutas do passado, reflexões do presente e expectativas futuras. Vamos falar um pouco:  


A diversidade que construiu uma universidade:


As comunidades dos municípios onde a URI hoje está situada sempre estiveram atentas às necessidades socioeconômicas e culturais, sendo formadas por uma população de descendentes de imigrantes italianos, alemães, poloneses, russos, judeus e nativos. Os contrastes apresentavam-se: de um lado, a tecnologia e a modernização e de outro, a crise da estrutura agrária. Assim, o embrião que formou a universidade foi o compromisso de diversas lideranças quanto ao desenvolvimento integral da população a partir do resgate cultural e da recuperação econômica da região.

Democrática em sua gestão, não defende interesses de grupos ou corporações e não pertence a grupos ou pessoas. Associativa, efetua operações em conjunto para uma melhor qualidade de suas ações. Cooperativa, busca o bem comum.


Trajetória e momento atual:


A cada página escrita diariamente, a marca institucional URI foi concretizando-se, ou seja, pelo desempenho das funções básicas de ensino, pesquisa e extensão. São as especificidades no desempenho destas funções que definem a missão e o atual perfil da URI: universidade pluralista- em um mundo tão diverso; criadora e elaboradora de conhecimento com qualidade- a sociedade precisa dele; instituição com competência e seriedade- atraindo alunos, famílias, empresas e organizações; universidade preocupada com o desenvolvimento regional- base de sua história, está fixado no próprio nome. 

As pesquisas estão vinculadas a grupos certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil e grupos internos da URI, responsáveis por uma infinidade de linhas de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Já o Programa Institucional de Bolsas de Extensão permite a inserção de projetos, distribuídos em áreas temáticas. 

Na URI, multidão e singularidade relacionam-se. A cada dia, recebe uma multidão de alunos da educação básica, graduação e pós-graduação com a missão de respeitar e acolher a cada um, em sua particularidade, entendendo que a riqueza cultural é o que caracteriza a sua existência. 

Por que integrada e comunitária?

Integrada, em duplo sentido: de um lado, por integrar comunidades de uma mesma região geográfica (Missões, Alto e Médio Uruguai e Centro Oeste); de outro, porque seus campus têm forte integração com a comunidade regional. Conectou-se ao legado deixado pelo sistema comunitário das reduções missioneiras e ao processo de colonização da região, construindo conhecimento integrada à comunidade para que a vida seja melhor para todos. 

Esta vocação comunitária se traduz em parcerias diversas com entidades, pois a URI busca trabalhar de forma a responder ao que a sociedade espera de uma instituição de ensino superior. A realidade é objeto de frequente reflexão e leitura, identificando alternativas para o desenvolvimento regional. 

Desenvolvimento regional, um dos princípios de gestão:

As atividades de ensino, pesquisa e extensão estão sob a responsabilidade dos Departamentos Acadêmicos, a saber:


1. Departamento de Ciências Exatas e da Terra;

2. Departamento de Ciências Biológicas;

3. Departamento de Engenharias e Ciência da Computação;

4. Departamento de Ciências da Saúde;

5. Departamento de Ciências Agrárias;

6. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas;

7. Departamento de Ciências Humanas;

8. Departamento de Linguística, Letras e Artes.


Assim, trabalha-se na perspectiva de criar e reelaborar conhecimentos, de ser consciência crítica da realidade e de ser agente de transformação social. O projeto de desenvolvimento regional tem a participação decisiva da comunidade, constituindo-se em estratégia de superação dos problemas existentes e de prevenção de problemas futuros. 

E como estar de forma plena neste processo de construção do desenvolvimento regional? Voltando-se para a produção de uma cultura centrada em valores éticos e morais. Desta forma, os alunos e os já profissionais contam com conteúdos de qualidade e com vivências, para que sejam cidadãos participativos, criativos e empreendedores. A URI acredita que não basta saber fazer, é necessário estar conectado às pessoas, tendo respeito e proatividade para construir um mundo melhor!