Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

CPA

Você sabe como a avaliação institucional influencia em sua vida na universidade ou fora dela? Respondendo ao questionário online, em períodos pré-determinados pela Comissão Própria de Avaliação, são conhecidas as fortalezas e fragilidades da IES, pois são avaliados o ensino-aprendizagem, a gestão, a infraestrutura e os serviços. É somente identificando, por meio da sua opinião, o que pode mudar e o que melhorou na URI, que a instituição conseguirá planejar e implementar melhorias necessárias.
A Comissão Própria de Avaliação é executora de parte do processo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e coordena o processo interno de autoavaliação institucional. É esta comissão que busca consolidar na URI a cultura da avaliação em um processo reflexivo, sistemático e contínuo. Ela organiza o sistema de informação e divulgação de dados com a participação dos diferentes segmentos da universidade. 
Cada unidade da IES possui a sua CPA, com representantes docentes, discentes, dos funcionários e da comunidade, os quais estão conectados diante da importância da avaliação.

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, é uma instituição comunitária, multicampi e regional, com sede em seis municípios: Cerro Largo, Erechim, Frederico Westphalen, Santiago, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, com uma abrangência de mais de cem municípios, nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Por ser multicampi, a URI convive com diferentes realidades regionais e diferentes necessidades das comunidades em que está inserida. Isto demanda, assim, para que cumpra seu papel, esteja avaliando constantemente, bem como adapte os cursos de graduação e pós-graduação implantados, às peculiaridades, interesses e necessidades regionais.

Essas diferenças regionais fazem da URI uma universidade culturalmente rica, além de ressaltar a vocação que possui para a integração regional e o crescimento econômico, político, educacional e social do Estado do Rio Grande do Sul.

A avaliação institucional é uma prática existente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões há algum tempo. E como instituição comunitária e membro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, aderiu ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades que compõe o COMUNG – PAIUNG. Com base nisso, em 2003 criou o Programa de Avaliação Institucional da URI – PAIURI e nomeou um Comitê de Avaliação Institucional.

A criação e a implementação do SINAES, propiciaram à URI a rever e valorizar as práticas avaliativas já existentes e a constituir, em agosto de 2003, uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com a função de coordenar, articular o processo interno de avaliação já existente, bem como disponibilizar e divulgar informações, utilizando instrumentos unificados para as diferentes unidades da URI. Tal comissão é composta por membros de todas as unidades, visando maior integração entre as mesmas, bem como das ações a serem realizadas.

No ano de 2004, foi instituído o Projeto de Avaliação Institucional, visando operacionalizar o PAIURI. Este programa contempla diferentes dimensões, que norteiam o processo avaliativo: a dimensão da graduação, da pós-graduação (lato e stricto sensu), da pesquisa, da extensão e da gestão institucional.

Ainda no ano de 2004, houve a implementação do processo de autoavaliação institucional nas diversas unidades da URI. A CPA estruturou e aplicou instrumentos de avaliação para alunos, professores, coordenadores de cursos e funcionários técnico-administrativos, buscando coletar o maior número possível de informações a respeito da instituição, com vistas a verificar os graus de satisfação quanto à estrutura e infra-estrutura, atendimento ao público, informações específicas dos diferentes setores e cursos de graduação e pós-graduação, bem como dos processos de gestão e avaliação existentes.

As etapas do processo de avaliação, previstas no Projeto de Avaliação Institucional, podem ser descritas da seguinte forma:

  1. Sensibilização e Mobilização: processo que acompanha todas as etapas da avaliação, através de programação continuada de seminários, reuniões, debates, palestras, distribuição de material, etc. O objetivo desta fase é estimular o caráter participativo e continuado da avaliação.
  2. Diagnóstico Institucional: global, de base quantitativa, com informações coletadas, considerando as dez dimensões do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tais informações permitem uma radiografia da situação atual da URI, servindo como base, tanto para a autoavaliação como para a avaliação externa. São sugeridos os indicadores utilizados pelas comissões de avaliação das condições de ensino do INEP e os utilizados pela CAPES.
  3. Autoavaliação ou Avaliação Interna: utilizando aspectos quantitativos e qualitativos das diferentes dimensões, a autoavaliação constitui fundamental exercício para que a URI debata as metas, os seus projetos, o que vem realizando, os acertos e equívocos, vislumbrando, assim, novos caminhos e possibilidades.
  4. Avaliação Externa: A avaliação externa tem como ponto de partida o diagnóstico e os relatórios da avaliação interna, preliminarmente à visita dos avaliadores externos à URI, para análise.
  5. Reavaliação / Avaliação da Avaliação: são divulgados internamente e discutidos os dados obtidos no diagnóstico geral, na autoavaliação e na avaliação externa de cada dimensão. Espera-se com esta última etapa, a realimentação e difusão da avaliação, a análise pelos órgãos colegiados da URI e dos seus gestores, aos quais cabe a responsabilidade de tomar decisões e implementar medidas consideradas necessárias para corrigir distorções e para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na URI. Este é o momento em que é dada publicidade ao processo avaliativo, encaminhando um relatório final para os setores internos da URI e os diversos segmentos da comunidade externa.
  • Estatuto
  • Projeto Político-Pedagógico Institucional – PPI
  • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
  • Regimento Geral
  • Plano de Gestão
  • Programa de Avaliação Institucional da URI – PAIURI
  • Projeto de Avaliação Institucional
  1. Campus de Erechim

    • Profª Simone Fátima Zanoello – Representante Docente

    • Sandra Milbrath Vieira - Representante dos Funcionários Técnico Administrativos

  2. Campus de Frederico Westphalen

    • Profª. Maria Cristina Gubiani Aita - Representante Docente

    • Camila de Fátima Soares dos Santos - Representante Técnico-Administrativo

  3. Campus de Santiago

    • Profª. Maria Saléti Reolon - Representante Docente

    • Denise Flório Cardoso - Representante da Comunidade

  4. Campus de Santo Ângelo

    • Prof. Léo Zeno Konzen - Representante Docente

    • Andréia Steinhorst Antunes – Representante Discente

  5. Extensão de Cerro Largo

    • Profª. Luiz Valentim Zorzo - Representante Docente

    • Adriana Paula Giehl Adms – Representante Discente

  6. Extensão de São Luiz Gonzaga

    • Profª. Cinara Dal Santo Pes – Representante Docente

    • Denise Bressan Weerle - Representante da Comunidade

  • Portaria Nº 637, 25 de agosto de 2003

    • Constitui a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI.

  • Portaria N° 670, 08 de março de 2004

    • Altera a Portaria Nº 637 que constituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI.
  • Portaria Nº 764, 02 de outubro de 2007

    • Altera Composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI.

  • Portaria N° 808, 17 de outubro de 2008

    • Substitui membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI
      .
  • Portaria N° 813, 02 de abril de 2009

    • Substitui membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI.

  • Portaria N° 1504, 17 de outubro de 2013

    • Substitui membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI.

Com base no PAIURI e apoiada no SINAES, a CPA organizou instrumentos de autoavaliação, sistematizando um processo que já vinha ocorrendo nas unidades de maneiras diversificadas. A aplicação desses, hoje, ocorre on-line, realizada semestralmente para as disciplinas e trienalmente para o questionário institucional. Os instrumentos organizam-se conforme o tipo de avaliador: alunos de cursos de graduação e pós-graduação, professores, coordenadores de cursos e funcionários técnico-administrativos.


Todos os instrumentos de autoavaliação consideram, para cada questão, as seguintes alternativas de respostas:

PS = Plenamente Satisfatório (8,5 – 10)
S = Satisfatório (7,5 – 8,4)
R = Regular (5,0 – 7,4)
I = Insatisfatório (abaixo de 5,0)
NR = Não sei ou não quero Responder

As unidades da URI possuem autonomia para optar pela melhor forma de sensibilização de seus alunos de graduação e pós-graduação, professores, coordenadores e funcionários técnico-administrativos, gestores e comunidade externa para a realização do processo de autoavaliação institucional.

Com a experiência adquirida no processo de autoavaliação realizado em anos anteriores, uma revisão da aplicação dos instrumentos viabilizou um programa de autoavaliação on-line, onde as informações passaram a serem preenchidas diretamente em formulário eletrônico a partir do primeiro semestre do ano de 2005.

O programa on-line gera Logins e senhas para os usuários, disponibilizando a página de autoavaliação de maneira segura e confiável, em cada uma das unidades da Universidade. Os instrumentos são revisados anualmente pelos membros da CPA/URI.

Professores, coordenadores e funcionários técnico-administrativos, também têm acesso aos instrumentos de autoavaliação através de Logins e de senhas preestabelecidas. Alunos de cursos de graduação e pós-graduação respondem aos instrumentos duas vezes ao ano (no primeiro e segundo semestres), bem como os professores de curso. Os coordenadores de curso respondem o instrumento somente no segundo semestre. Os funcionários técnico-administrativos, até 2006 respondiam aos instrumentos apenas uma vez ao ano, no decorrer do segundo semestre. A partir de 2007 passaram a responder o instrumento trienalmente. A avaliação tanto da estrutura física como da gestão administrativa é realizada trienalmente.

PERGUNTAS FREQÜENTES

 

ÍNDICE


Aprenda passo a passo a usar o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE)

O tutorial passo a passo esta disponível apenas no formato (PDF). Clique aqui para obter o Manual.

<< ÍNDICE >>


Como funciona o sistema de Avaliação Institucional (ONLINE)

O Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE) é preparado com cerca de uma semana de antecedência.

Nesta ocasião, todas as informações constantes no meio de armazenamento são apagadas e são carregadas as seguintes informações: Usuários válidos para utilizar o sistema, cadastro de todos os cursos por campus, cadastro de todas as disciplinas cursadas no campus.

Todas as informações carregadas no Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE) são realizadas pelo CPD da Reitoria - URI.

<< ÍNDICE >>


Período de Avaliação

O Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE) deve permitir que as avaliações sejam realizadas em períodos de datas pré-determinadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

II semestre
Período de autoavaliação: 29 de Outubro a 19 de Novembro

Quem participa:

  • Graduação - Professores e alunos

A cada dois anos participam da autoavaliação os gestores e a comunidade externa
A Instituição ( infraestrutura física e gestão) é avaliada a cada três anos.

Caso o avaliador tente acessar o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE), fora deste período, o sistema apresentará uma mensagem indicando o motivo pelo qual o avaliador não obteve acesso ao sistema.

<< ÍNDICE >>


Eu posso realizar as avaliações em etapas?

Senhor avaliador, o sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) permite que sejam realizadas as avaliações em etapas, desde que o período de avaliação seja respeitado.

Exemplo: O avaliador "Cafumango" que é "Aluno de Graduação", durante o período de avaliação pode entrar várias vezes no sistema para realizar ou não a(s) avaliação(ões) desde que não tenha Encerrado a Avaliação.

<< ÍNDICE >>


Publicação dos resultados das Avaliações
Os resultados das avaliações tornar-se-ão disponíveis para Alunos, Professores, Coordenares e Funcionários Técnicos-Administrativos no semestre seguinte a avaliação.

<< ÍNDICE >>


Porque devemos usar Login e senha para obter acesso ao sistema?

    • Porque as avaliações são realizadas apenas por pessoas que tem vínculo com a instituição no corrente semestre;
    • Porque cada avaliador avalia uma única vez os formulários pertinentes ao seu Login de avaliador;
    • Porque o Login de aluno(a) e ou professor(a) permite avaliar apenas as disciplinas pertinentes a eles.

<< ÍNDICE >>


Login Automático nos portais

Caso o seu campus possua, um portal de acesso para alunos, professores e ou Técnicos-Administrativos, o Centro de Processamento de Dados (CPD) do seu campus pode disponibilizar um Link que ao ser clicado remeta o avaliador para o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) disponível no site da Reitoria – URI “www.reitoria.uri.br/avaliacoes”.
Este procedimento viabiliza o acesso aos avaliadores ao Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) de forma simples e rápida, sem os transtornos gerados pela distribuição de Login e Senha para os diversos avaliadores de cada campus.

Obs: Caso, seja implementada a solução de Login automático para acessar o sistema de Avaliação Institucional (ONLINE), convém dizer, que após o avaliador ter realizado a avaliação de cada formulário, este formulário contendo as respostas não estará mais disponível para alteração, bem como para visualização. Mesmo que o avaliador tenha o Login e a Senha de acesso ao sistema.

<< ÍNDICE >>


O usuário avaliador pode ser identificado?

Apesar do campus informar a Reitoria – URI, quais são os Login’s válidos para acessar o Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE), estes campus não tem acesso às respostas de cada avaliador, seja este: aluno, professor, coordenador ou Técnico-Administrativo.

<< ÍNDICE >>


Ainda não tenho Login e ou Senha

Senhor(a) avaliador(a), caso ainda não tenha recebido o seu Login e Senha de acesso para realizar a Avaliação Institucional (ONLINE), você deve seguir os passos de acordo com o seu tipo de avaliador.
Os tipos de avaliador são: Aluno da Graduação, Professor, Coordenador, Técnico-Administrativo.

1. Dependendo do seu tipo de avaliador, verifique se dentro do seu Portal (tipo do avaliador) do seu campus, existe algum link para a Avaliação Institucional. (Saiba mais sobre Login Automático através dos portais).
2. Caso não exista um link para efetuar o “Login Automático através dos portais”, verifique o item “Gerando Login de Acesso para o meu Campus”.
3. Se ainda não foi possível gerar o seu Login e Senha de acesso ao sistema, favor entrar em contato com o representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do seu campus a fim de receber o seu Login e Senha.

<< ÍNDICE >>


Esqueci minha senha

Caso tenha esquecido, perdido ou por qualquer outro motivo não tenha a sua senha de acesso, favor entrar em contato com o representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do seu campus, para que os procedimentos necessários sejam tomados.

<< ÍNDICE >>


Como gerar um recibo de Avaliação

Antes de mais nada é preciso dizer que o recibo de Avaliação é um protocolo único, o qual indica apenas se o avaliador avaliou todos os formulários no sistema de Avaliação Institucional (ONLINE).

O sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) permite ao avaliador receber o número do seu protocolo (recibo), após ter confirmado que deseja encerrar o sistema de Avaliação, não sendo mais possível entrar no sistema para realizar operações de avaliação. Ou então,  a partir de 7 de Junho de 2005 no site "www.reitoria.br/avaliacoes" será apresentado uma opção para visualizar o número do seu protocolo.

<< ÍNDICE >>


Problemas durante a utilização do Sistema?

    • Caso seja apresentada a mensagem “ATENÇÃO! - Não foi possível obter acesso ao Sistema de Avaliação (ONLINE)”, durante a tentativa de obter acesso ao sistema, verifique se o Login, Senha, Campus e Tipo de Usuários foram informados. Certifique-se que o Login e Senha estão corretos, pois caracteres Maiúsculos e Minúsculos são reconhecidos de forma diferente pelo sistema.
    • Caso você esteja logado no sistema, mas não consiga navegar pelos menus apresentados, ou então, clicar nos botões encontrados na página, certifique-se de que o seu Navegador esteja habilitado para executar JavaScript. (Caso encontre dificuldade, consulte o suporte técnico do seu campus)
    • Ao utilizar os botões de Voltar e ou Avançar no Navegador (Browser) o seu acesso pode ser cancelado automaticamente pelo sistema de Avaliação Institucional (ONLINE). Sempre utilize os botões de navegação do próprio sistema. Para obter acesso ao sistema clique no endereço ao lado "http://www.reitoria.br/avaliacoes".
    • Caso ainda encontre dificuldades ou problemas realize um contato com o(a) responsável da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do seu campus.

<< ÍNDICE >>


Quem desenvolveu este sistema?

O Sistema de Avaliação Institucional foi desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa foi desenvolvida em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI mais o Programador Roberto (NTI - Reitoria). A segunda etapa, foi desenvolvida em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) mais o CIO Janô Falkowski Burkard (NTI - Reitoria).

Sistema de Avaliação Institucional (ON-LINE) - Versão 1.2 Alfa

Quaisquer dúvidas quanto ao sistema, entrar em contato com o Janô.
Telefone 2107-1255 Ramal (222) - Horário das 8:00 às 11:50 ou 13:30 às 17:25.

<< ÍNDICE >>


Histórico do Sistema

O histórico do sistema tem como finalidade demonstrar a transparências nas operações executadas pelo NTI da Reitoria - URI.

  • Importações

  • Atualizações

  • Manutenção do Sistema