A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, é uma instituição comunitária, multicâmpus e regional, com sede em seis municípios: Cerro Largo, Erechim, Frederico Westphalen, Santiago, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, com uma abrangência de mais de cem municípios, nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Por ser multicâmpus, a URI convive com diferentes realidades regionais e diferentes necessidades das comunidades em que está inserida. Isto demanda, assim, para que cumpra seu papel, esteja avaliando constantemente, bem como adapte os cursos de graduação e pós-graduação implantados, às peculiaridades, interesses e necessidades regionais.
Essas diferenças regionais fazem da URI uma universidade culturalmente rica, além de ressaltar a vocação que possui para a integração regional e o crescimento econômico, político, educacional e social do Estado do Rio Grande do Sul.
A avaliação institucional é uma prática existente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões há algum tempo. E como instituição comunitária e membro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, aderiu ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades que compõe o COMUNG – PAIUNG. Com base nisso, em 2003 criou o Programa de Avaliação Institucional da URI – PAIURI e nomeou um Comitê de Avaliação Institucional.
A criação e a implementação do SINAES, propiciaram à URI a rever e valorizar as práticas avaliativas já existentes e a constituir, em agosto de 2003, uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com a função de coordenar, articular o processo interno de avaliação já existente, bem como disponibilizar e divulgar informações, utilizando instrumentos unificados para as diferentes unidades da URI. Tal comissão é composta por membros de todas as unidades, visando maior integração entre as mesmas, bem como das ações a serem realizadas.
No ano de 2004, foi instituído o Projeto de Avaliação Institucional, visando operacionalizar o PAIURI. Este programa contempla diferentes dimensões, que norteiam o processo avaliativo: a dimensão da graduação, da pós-graduação (lato e stricto sensu), da pesquisa, da extensão e da gestão institucional.
Ainda no ano de 2004, houve a implementação do processo de autoavaliação institucional nas diversas unidades da URI. A CPA estruturou e aplicou instrumentos de avaliação para alunos, professores, coordenadores de cursos e funcionários técnico-administrativos, buscando coletar o maior número possível de informações a respeito da instituição, com vistas a verificar os graus de satisfação quanto à estrutura e infraestrutura, atendimento ao público, informações específicas dos diferentes setores e cursos de graduação e pós-graduação, bem como dos processos de gestão e avaliação existentes.
As etapas do processo de avaliação, previstas no Projeto de Avaliação Institucional, podem ser descritas da seguinte forma:
Campus de Erechim
Profª Simone Fátima Zanoello – Representante Docente
Campus de Frederico Westphalen
Profª. Maria Cristina Gubiani Aita - Representante Docente
Camila de Fátima Soares dos Santos - Representante
Técnico-Administrativo
Campus de Santiago
Profª. Maria Saléti Reolon - Representante Docente
Denise Flório Cardoso - Representante da Comunidade
Campus de Santo Ângelo
Prof. Léo Zeno Konzen - Representante Docente
Andréia Steinhorst Antunes – Representante Discente
Extensão de Cerro Largo
Profª. Luiz Valentim Zorzo - Representante Docente
Adriana Paula Giehl Adams – Representante Discente
Extensão de São Luiz Gonzaga
Profª. Cinara Dal Santo Pes – Representante Docente
Denise Bressan Werle - Representante da Comunidade
Portaria Nº 637, 25 de agosto de 2003
Constitui a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI.
Portaria Nº 764, 02 de outubro de 2007
Altera Composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI.
Com base no PAIURI e apoiada no SINAES, a CPA organizou instrumentos de
autoavaliação, sistematizando um processo que já vinha ocorrendo nas unidades de maneiras
diversificadas. A aplicação desses, hoje, ocorre online, realizada semestralmente para as
disciplinas e trienalmente para o questionário institucional. Os instrumentos organizam-se conforme
o tipo de avaliador: alunos de cursos de graduação e pós-graduação, professores, coordenadores de
cursos e funcionários técnico-administrativos.
Todos os instrumentos de autoavaliação consideram, para cada questão, as seguintes
alternativas de respostas:
PS = Plenamente Satisfatório (8,5 – 10)
S = Satisfatório (7,5 – 8,4)
R = Regular (5,0 – 7,4)
I = Insatisfatório (abaixo de 5,0)
NR = Não sei ou não quero Responder
As unidades da URI possuem autonomia para optar pela melhor forma de sensibilização
de seus alunos de graduação e pós-graduação, professores, coordenadores e funcionários
técnico-administrativos, gestores e comunidade externa para a realização do processo de
autoavaliação institucional.
Com a experiência adquirida no processo de autoavaliação realizado em anos anteriores, uma
revisão da aplicação dos instrumentos viabilizou um programa de autoavaliação online, onde as
informações passaram a ser preenchidas diretamente em formulário eletrônico a partir do primeiro
semestre do ano de 2005.
O programa online gera Logins e senhas para os usuários, disponibilizando a página de
autoavaliação de maneira segura e confiável, em cada uma das unidades da Universidade. Os
instrumentos são revisados anualmente pelos membros da CPA/URI.
Professores, coordenadores e funcionários técnico-administrativos, também têm acesso aos
instrumentos de autoavaliação através de Logins e de senhas preestabelecidas. Alunos de cursos de
graduação e pós-graduação respondem aos instrumentos duas vezes ao ano (no primeiro e segundo
semestres), bem como os professores de curso. Os coordenadores de curso respondem o instrumento
somente no segundo semestre. Os funcionários técnico-administrativos, até 2006 respondiam aos
instrumentos apenas uma vez ao ano, no decorrer do segundo semestre. A partir de 2007 passaram a
responder o instrumento trienalmente. A avaliação tanto da estrutura física como da gestão
administrativa é realizada trienalmente.
ÍNDICE
Aprenda passo a passo a usar o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE)
Porque devemos usar Login e senha para obter acesso ao sistema?
Aprenda passo a passo a usar o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE)
O tutorial passo a passo esta disponível apenas no formato (PDF). Clique aqui para obter o Manual.
Como
funciona o sistema de Avaliação Institucional (ONLINE)
O Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) é preparado com cerca de uma
semana de antecedência.
Nesta ocasião, todas as informações constantes no meio de armazenamento são
apagadas e são carregadas as seguintes informações: Usuários válidos para
utilizar o sistema, cadastro de todos os cursos por campus, cadastro de todas as
disciplinas cursadas no campus.
Todas as informações carregadas no Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE)
são realizadas pelo CPD da Reitoria - URI.
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Período de Avaliação
O Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) deve permitir
que as avaliações sejam realizadas em
períodos de datas pré-determinadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
II semestre
Período de autoavaliação: 29 de Outubro a 19 de Novembro
Quem participa:
A cada dois anos participam da autoavaliação os gestores e a comunidade externa
A Instituição ( infraestrutura física e gestão) é avaliada a cada três anos.
Caso o avaliador tente acessar o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE),
fora deste período, o sistema apresentará uma mensagem indicando o motivo pelo
qual o avaliador não obteve acesso ao sistema.
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Eu posso
realizar as
avaliações em etapas?
Senhor avaliador, o sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) permite que
sejam realizadas as avaliações em etapas, desde que o
período de avaliação seja respeitado.
Exemplo
: O avaliador "
Cafumango
" que é "
Aluno de Graduação
",
durante o
período de avaliação pode entrar
várias vezes no sistema para realizar ou não a(s) avaliação(ões)
desde que
não tenha Encerrado a Avaliação
.
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Publicação dos resultados das
Avaliações
Os resultados das avaliações tornar-se-ão disponíveis para Alunos, Professores,
Coordenares e Funcionários Técnicos-Administrativos no semestre seguinte a avaliação.
Porque devemos usar Login e senha
para obter acesso ao sistema?
• Porque as avaliações são realizadas apenas por pessoas que tem vínculo com
a instituição no corrente semestre;
• Porque cada avaliador avalia uma única vez os formulários pertinentes ao
seu Login de avaliador;
• Porque o Login de aluno(a) e ou professor(a) permite avaliar apenas as
disciplinas pertinentes a eles.
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Login Automático nos portais
Caso o seu campus possua, um portal de acesso para alunos, professores e ou
Técnicos-Administrativos, o Centro de Processamento de Dados (CPD) do seu campus
pode disponibilizar um Link que ao ser clicado remeta o avaliador para o Sistema
de Avaliação Institucional (ONLINE) disponível no site da Reitoria – URI “
www.reitoria.uri.br/avaliacoes”.
Este procedimento viabiliza o acesso aos avaliadores ao Sistema de Avaliação
Institucional (ONLINE) de forma simples e rápida, sem os transtornos gerados
pela distribuição de Login e Senha para os diversos avaliadores de cada campus.
Obs
: Caso, seja implementada a solução de Login automático para acessar o
sistema de Avaliação Institucional (ONLINE), convém dizer, que após o avaliador
ter realizado a avaliação de cada formulário, este formulário contendo as
respostas não estará mais disponível para alteração, bem como para visualização.
Mesmo que o avaliador tenha o Login e a Senha de acesso ao sistema.
O usuário avaliador pode ser
identificado?
Apesar do campus informar a Reitoria – URI, quais são os Login’s válidos para
acessar o Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE), estes campus não tem
acesso às respostas de cada avaliador, seja este: aluno, professor, coordenador
ou Técnico-Administrativo.
Ainda não tenho Login e ou Senha
Senhor(a) avaliador(a), caso ainda não tenha recebido o seu Login e Senha de
acesso para realizar a Avaliação Institucional (ONLINE), você deve seguir os
passos de acordo com o seu tipo de avaliador.
Os tipos de avaliador são: Aluno da Graduação,
Professor, Coordenador, Técnico-Administrativo.
1. Dependendo do seu tipo de avaliador, verifique se dentro do seu Portal (tipo
do avaliador) do seu campus, existe algum link para a Avaliação Institucional.
(Saiba mais sobre
Login Automático
através dos portais).
2. Caso não exista um link para efetuar o “
Login
Automático através dos portais”, verifique o item “
Gerando
Login de Acesso para o meu Campus”.
3. Se ainda não foi possível gerar o seu Login e Senha de acesso ao sistema,
favor entrar em contato com o representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do seu campus a fim de receber o seu Login e Senha.
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Esqueci minha senha
Caso tenha esquecido, perdido ou por qualquer outro motivo não tenha a sua senha
de acesso, favor entrar em contato com o representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do seu campus, para que os procedimentos necessários sejam
tomados.
Como gerar um recibo de Avaliação
Antes de mais nada é preciso dizer que o recibo de Avaliação é um protocolo
único, o qual indica apenas se o avaliador avaliou todos os formulários no
sistema de Avaliação Institucional (ONLINE).
O sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) permite ao avaliador receber o número do seu protocolo (recibo), após ter confirmado que deseja encerrar o sistema de Avaliação, não sendo mais possível entrar no sistema para realizar operações de avaliação. Ou então, a partir de 7 de Junho de 2005 no site " www.reitoria.br/avaliacoes" será apresentado uma opção para visualizar o número do seu protocolo.
Problemas durante a
utilização do Sistema?
• Caso seja apresentada a mensagem “ATENÇÃO! - Não foi
possível obter acesso ao Sistema de Avaliação (ONLINE)”, durante a tentativa de obter acesso ao sistema,
verifique se o Login, Senha, Campus e Tipo de Usuários foram informados.
Certifique-se que o Login e Senha estão corretos, pois caracteres Maiúsculos e
Minúsculos são reconhecidos de forma diferente pelo sistema.
• Caso você esteja logado no sistema, mas não consiga navegar pelos menus
apresentados, ou então, clicar nos botões encontrados na página, certifique-se
de que o seu Navegador esteja habilitado para executar JavaScript. (Caso
encontre dificuldade, consulte o suporte técnico do seu campus)
• Ao utilizar os botões de Voltar e ou Avançar no Navegador (Browser) o seu
acesso pode ser cancelado automaticamente pelo sistema de Avaliação
Institucional (ONLINE). Sempre utilize os botões de navegação do próprio
sistema. Para obter acesso ao sistema clique no endereço ao lado "
http://www.reitoria.br/avaliacoes".
• Caso ainda encontre dificuldades ou problemas realize um contato com
o(a) responsável da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do seu campus.
Quem desenvolveu este sistema?
O Sistema de Avaliação Institucional foi desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa foi desenvolvida em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI mais o Programador Roberto ( NTI - Reitoria ). A segunda etapa, foi desenvolvida em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) mais o CIO Janô Falkowski Burkard (NTI - Reitoria).
Sistema de Avaliação Institucional (ONLINE) - Versão 1.2 Alfa
Quaisquer dúvidas quanto ao
sistema, entrar em contato com o Janô.
Telefone 2107-1255 Ramal (222) - Horário das 8:00 às 11:50 ou 13:30 às
17:25.
O histórico do sistema tem como finalidade demonstrar a transparências nas operações executadas pelo NTI da Reitoria - URI.
Importações
Atualizações
Manutenção do Sistema
Os resultados podem ser visualizados de duas maneiras: