Encontro online promove reflexão sobre o papel do professor na formação inicial e continuada em palestra da Drª Luci Bernardi.
Mariele Gasparin - Assessoria de Comunicação
Na noite de 15 de julho de 2025, às 19h30min, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) realizou o evento institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), reunindo bolsistas, docentes, coordenadores e supervisores da Educação Básica em um importante momento de formação e diálogo. Com o tema “Ser Docente: Formação e Identidade”, o encontro foi realizado de forma online e contou com a palestra da Profª Drª Luci Bernardi, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da URI – Câmpus de Frederico Westphalen.
Estiveram presentes a Profª Drª Edite Sudbrack, Pró-reitora de Ensino da URI, bolsistas do PIBID da URI vinculados ao edital nº 10/2024, além de coordenadores institucionais, coordenadores de área, supervisores das escolas públicas de Educação Básica e acadêmicos de iniciação à docência. O PIBID, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo incentivar a formação de professores para a Educação Básica, promovendo experiências práticas e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino público no Brasil. A URI participa do programa com um Projeto Institucional que abrange os câmpus de Erechim, Santo Ângelo e Frederico Westphalen, contemplando as áreas de Alfabetização, Educação Física, Matemática e Pedagogia.
A realização deste evento está prevista no edital nº 10/2025, como parte das ações formativas do Projeto Institucional, que busca qualificar a formação inicial e continuada dos futuros docentes, reforçando suas competências didático-pedagógicas e promovendo a integração entre universidade e escola pública. O encontro também teve como objetivo fortalecer a identidade docente dos bolsistas, reafirmando o compromisso da URI com a formação de profissionais conscientes, reflexivos e preparados para os desafios da sala de aula.