Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Primeira formatura de cursos EAD da URI é realizada virtualmente

08/02/2021 11:04

Participaram da solenidade 17 formandos de seis polos.

Ivonei Angheben/URI Erechim


Em momento histórico para a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), 17 formandos de seis cursos tecnólogos participaram da primeira formatura da modalidade EAD, realizada na última sexta-feira (15). A solenidade foi transmitida em tempo real pelo canal da instituição na internet. O ato foi presidido pelo Reitor, professor Arnaldo Nogaro e contou com o pronunciamento do Diretor-Geral, professor Paulo Roberto Giollo.


“Tenho certeza que vocês farão parte da história da URI, por serem formaturas on-line na pandemia, mas também por serem nossos primeiros formandos nesta nova modalidade de curso”, destacou Giollo.


Os formandos são dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Marketing, dos polos de Erechim, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga.


O diretor ressaltou a importância da participação dos Câmpus na realização dos cursos. “Durante muitos anos falamos em ensino à distância na URI, mas nunca fazíamos. Estes quatro Câmpus, apoiados pela Reitoria, tiveram a iniciativa de irem atrás e fazer acontecer esses cursos, também nesta modalidade.”


Para o Reitor, a pandemia nos revelou o aspecto da incompletude como seres humanos e de que podemos nos completar aprendendo sempre.


“O processo de aprendizagem que tivemos neste período todo e que teremos ainda, em função das situações que vamos viver, faz com que a gente reflita e perceba o quanto a gente pode aprender”, destacou.


Arquivo Pessoal


Sonho realizado


A formanda Vanderleia Fátima Biazus, 40 anos, que concluiu o curso em Processos Gerenciais pelo polo de Erechim, está realizada com a segunda graduação. “Sinto-me como se fosse a primeira, com aquela emoção de ter concluído e vencido mais uma conquista”, afirma.


Para guardar as memórias de um momento tão especial, Vanderleia fez questão de registrá-las em um álbum de fotos, onde aparece vestida com a beca. 


“Para ter uma lembrança material desta nova conquista. Assim como para deixar registrado e com certeza incentivar pessoas que gostariam de fazer uma graduação e não tem tempo ou por outros motivos tenham desistido. Talvez até por questões financeiras. Acredito que é possível hoje realizar o sonho de ter uma graduação com qualidade, com excelentes e qualificados professores, em uma Universidade como a URI. Inclusive agradeço a universidade como um todo e aos professores que se dedicaram e se dispuseram a nos auxiliar em nosso ensino-aprendizagem. Agradeço a disponibilidade e empenho. A nossa conquista é de todos.”

 

Ensino EAD


Para a formanda Vanderleia, o ensino EAD oferece desafios, mas as vantagens superam. “Fazer um curso EAD exige muito de cada um, mas é possível tirar proveito, pelo fato de que como depende muito da nossa busca pela aprendizagem, isso faz com que possamos adquirir mais conhecimento. Além disso, com o curso à distância organizamos nosso tempo e realizamos as aulas dentro do nosso cronograma. Facilita muito a parte de não necessitar todos os dias ir até a universidade. Acredito que nos torna grandes profissionais, pois onde temos e sentimos a necessidade de buscar o autoconhecimento e aprendizagem, há vitória, satisfação e realização pessoal e profissional.”


Por Gabriela Lago, assessora de comunicação da URI Reitoria