Encontros realizados em Erechim e Santo Ângelo reuniram Direções, Coordenadores e Gestores de Polo da Universidade
Mariele Gasparin - Assessoria de Comunicação
Formação em Erechim
Com o objetivo de qualificar e fortalecer a atuação dos coordenadores de curso, a Reitoria da URI promoveu, em dois momentos, o Ciclo de Formação de Coordenadores, com o tema “Processos de Gestão: Formação, Legislação e Pertencimento”. Os encontros ocorreram nos dias 10 e 17 de junho, contemplando todos os câmpus da Universidade.
O primeiro dia do ciclo foi realizado no dia 10 de junho, no Câmpus de Erechim, reunindo as equipes dos Câmpus de Erechim e Frederico Westphalen. Já o segundo encontro aconteceu no dia 17 de junho, no Câmpus de Santo Ângelo, com a presença dos Câmpus de Santo Ângelo, Santiago e dos Câmpus avançados de São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.
O Reitor da URI, professor Arnaldo Nogaro, abriu os encontros abordando o tema “Gestão e liderança na coordenação de curso”, destacando o papel dos coordenadores como líderes ativos, capazes de dialogar e conduzir processos de forma integrada. Em seguida, a pró-reitora de Ensino, Professora Edite Maria Sudbrack, falou sobre “Gestão acadêmica e inovação”, apresentando dados atualizados sobre os formatos de oferta da URI em relação ao novo marco regulatório do MEC. Sua apresentação teve o apoio técnico das assessoras Manoelle Duarte e Cleusa Boeira, que contribuíram com análises sobre a linha do tempo da gestão acadêmica da instituição.
A programação seguiu com a fala do Professor Marcelo Paulo Stracke, Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, que abordou o tema “Pesquisa e extensão nos cursos de graduação: integração e impacto”, enfatizando como a união entre ensino, pesquisa e extensão é fundamental para a formação acadêmica na Universidade. O ciclo foi encerrado com a palestra do Professor Ezequiel Plínio Albarello, Pró-reitor de Administração, que apresentou o projeto “URI +Digital: novos caminhos”, uma iniciativa inovadora que em breve será compartilhada com toda a comunidade acadêmica.
O ciclo foi marcado pela troca de experiências, fortalecimento institucional e reafirmação do compromisso da URI com a formação de qualidade e com a construção de uma gestão participativa e colaborativa.