Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

URI busca novas possibilidades de intercâmbio na Itália

27/11/2019 16:30

Troca de saberes e experiências poderão beneficiar acadêmicos de medicina.

Fortalecer as boas relações e propor novas possibilidades de intercâmbio. Estes foram os objetivos da visita feita pelo Reitor da URI, professor Dr. Arnaldo Nogaro, no início de novembro. No da 06, ele esteve no Consulado da Itália, em Porto Alegre, na companhia do professor Sergio Bigolin, Coordenador do curso de Medicina e da Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da URI, Elci Fávero para apresentar uma importante proposta de intercâmbio.


De acordo com o Reitor, o objetivo da visita ao Consulado italiano foi solicitar ao Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, a intermediação das relações institucionais acadêmicas da URI com Faculdades de medicina em universidades italianas. O próprio Cônsul sugeriu as cinco instituições para que a URI estabeleça parceria.


A ideia é, a partir do início dos contatos feitos pelo Sr. Roberto, efetivar ações de intercâmbios acadêmicos de estudantes e professores, num primeiro momento. Segundo o professor Arnaldo, o Cônsul explicou a necessidade do encaminhamento dos documentos, incluindo uma carta de intenções do município para enfatizar o interesse na associação entre as IES.


Nesta quinta-feira, 28, a Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da URI, retornará a Porto Alegre para encaminhar a documentação e oficializar a solicitação de intercâmbio com as Universidade italianas.




Por: Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação e Eventos URI Reitoria