Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da URI, tem como objetivo preparar recursos humanos qualificados na área de Educação para pensar e propor novas estratégias de ensino e atuar na pesquisa com a perspectiva do desenvolvimento científico, sociocultural e tecnológico da região e do país.

Por seu caráter inter e transdisciplinar e por sua proposta curricular de formação para a pesquisa, acolhe pesquisadores egressos de diferentes cursos, como os de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogos. Dessa forma, o enfoque da interdisciplinaridade reside na tentativa de extrapolar a mera justaposição das contribuições disciplinares inerentes à formação de cada docente/pesquisador, estabelecendo-se um intercâmbio entre especialistas de diversas áreas do conhecimento, o que favorece a interlocução entre professores e pesquisadores com formação diversa e diversificada.


A área de Concentração do Programa é Educação, e as linhas de pesquisa são:

1 - Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas: Pesquisa os processos de formação inicial e continuada e suas relações com os espaços institucionais e não institucionais e áreas do conhecimento em que eles se constituem. Estuda as práticas instituintes dos saberes educativos. Propõe o avanço qualitativo da formação de professores nos diversos níveis e modalidades educacionais.

2 - Políticas Públicas e Gestão da Educação: Concentra-se no estudo das políticas e dos processos vinculados à educação em diferentes configurações históricas. Para tanto, investiga temáticas atinentes às políticas e gestão da educação, seus impactos socioeducacionais/culturais nos diferentes níveis e modalidades da educação, possibilidades emancipatórias decorrentes das contradições inerentes ao contexto em que se situam, epistemologias e metodologias de estudo das políticas educacionais.

3 - Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias: Investiga processos educativos associados a reflexões sobre tecnologia como ferramenta e artefato cultural em todos os níveis de formação – da educação básica ao ensino superior, em contextos formais e informais. Fomenta as investigações no âmbito da formação de professores e da docência na cultura digital e no ensino e aprendizagem a partir de diferentes enfoques e abordagens teóricas. Contempla pesquisas sobre as relações entre: linguagens e constituição de sujeito; linguagens e ensino; linguagens e sociedade.

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